#ProjetoVerão: Cuidados com a pele antes e após o sol

Olá meninas!!! Nada melhor do que passar o verão curtindo praia, piscina e campo, não é mesmo? Mas nessa época nossa pele sofre com manchas, vermelhidões e descamação. Pensando nisso bati um papo muito legal com a esteticista Maria de Fátima Lima Pereira, que explicou o porquê isso acontece e dá algumas dicas de como cuidar da pele durante este processo e como obter um bronzeado de maneira saudável.
 
Vem conferir!

 
Após 3 ou 4 dias de exposição solar, a pele costuma ficar avermelhada. Já após 7 dias, ela passa a ficar amarronzada, mas na sequência descama. Isso acontece por falta de preparo com hidratantes e um bom filtro solar para aquele bronzeado lindo e seguro, que muitas vezes, demora de 15 a 20 dias para acontecer (tempo necessário para a melanina subir para a superfície da pele e fixar a cor).
Muitas meninas acham que é possível se bronzear em apenas um dia no sol. Mas a Maria de Fátima explica: “para se bronzear da maneira correta, é preciso dias de preparação, ele não acontece em apenas um fim de semana. Para que a pele não descame, necessitamos prepará-la adequadamente, esfoliando-a duas vezes por semana, pelo menos 10 dias antes da exposição solar e hidratando-a diariamente. E é claro, usar filtro solar a cada duas horas quando exposta”.  E nada de fazer a esfoliação um dia antes de tomar sol, porque a pele fica mais sensível e fina, podendo provocar vermelhidão e sensibilidade.
 
Se você leu as dicas tarde demais e já está na fase de descamação, não se preocupe, seguem conselhos importantes para se cuidar:
1. Ingerir muuuuuito líquido: Ideal para maior hidratação é beber bastante água, água de coco ou sucos naturais. Huuuummmm isso será fácil, não é? 
_dsc4707
2. Evite banhos muito quentes: Aproveite o calorzão para aquele banho frio rejuvenescedor ou bem morninho. E prefira os sabonetes neutros para usar nos pés, região púbica e axilas. Lembrando de não aplicar sabonete nenhum nas áreas de descamação, pois a pele ficará ainda mais ressecada.
3.Use óleo de banhoAgora é a hora de usar aquele óleo de banho que você ganhou e ainda não experimentou, bem como máscaras hidratantes faciais e corporais. Aproveite para ficar cheirosa o dia todo.
4. Se hidrate:  Hidratar o rosto e o corpo duas vezes ao dia e não esquecer de aplicar filtro solar a cada duas horas (sim, você precisa sair do mar ou piscina para aplicar mais filtro solar toda hora. É chato, mas seu corpo agradece, certo?). Uma dica minha que amei e quero compartilhar foi levar a linha da AMEND Solar Defense, que tem proteção solar para o cabelo, assim o sol não vai danificar nem os seus fios!!
_dsc4724
E um aviso muito importante: “jamais remova as casquinhas ou acelere o processo, pois ela precisa ser renovada naturalmente para que venha uma pele mais resistente”. Cada pele tem seu tempo para se recompor e precisamos respeitá-la, ok?
 
Se você estiver na fase da vermelhidão e/ou sensível, uma dica legal é aplicar compressas de chá de camomila em temperatura ambiente ou fresca. Outra opção é fazer um banho de imersão com água morninha ou até mesmo fria, com óleos essenciais como gérmen de trigo, rosa-mosqueta, gerânio, de palmarosa, vetiver, sândalo ou patchouli. É a natureza a favor na nossa beleza!
 
E lembre-se: é importante evitar todo e qualquer tipo de exposição solar durante o período de descamação da pele, formação de bolhas ou de sensibilização, pois poderá piorar e muito, causando dor e até febre. E se a vermelhidão não passar, procure um dermatologista, combinado?
 
Quer saber mais sobre a esteticista deste bate papo tão importante? Vamos lá:
 
Pertencente à 4ª geração de profissionais envolvidos com a área de beleza, Maria de Fátima Lima Pereira vive no mundo da estética desde o berço. Formada em Educação Física, Pedagogia e Estética, Fátima atua na área há mais de 35 anos e atualmente trabalha em sua empresa Maria de Fátima Lima Pereira – Estética & Cosmetologia, que abrange os atendimentos que realiza em sua clínica, a coordenação de equipes de profissionais multidisciplinares, capacitação e consultoria, treinamentos e desenvolvimentos de produtos e equipamentos no Brasil e no exterior.
 
Espero que tenham gostado das dicas e cuidados sobre o tão esperado bronzeado do verão.
 
Beijos e bom sol com filtro solar!
 
Pri
*Colaboração Leila Turchetto
Anúncios

Um comentário sobre “#ProjetoVerão: Cuidados com a pele antes e após o sol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s