SPFW – Ronaldo Fraga “Re-Existência”

Um dos desfiles com mais elementos do SPFW, Ronaldo Fraga levou refugiados para desfilarem sua coleção de verão, isso mesmo, não apenas modelos, mas pessoas com muita história de superação nesta história que envolve milhões de pessoas ao redor do mundo.

Para a abertura, houve uma performance de pessoas mascaradas, com camisetas manchadas de sangue que se formaram como em uma tribo, ao fundo num telão, uma imagem de barcos, lembrando o grande numero de pessoas que morreram tentando a liberdade, a Re- existência consiste então nesta nova vida conquistada pelos que venceram a batalha pela liberdade e paz.

“Quando a guerra começou, ficou perigoso viver lá; ou você estava do lado do governo ou da oposição. Primeiro fui para o Líbano e depois para o Brasil. Cheguei triste, deprimido por ter abandonado minha família, minha casa. Não conhecia nada, nem ninguém. Não sabia uma palavra em português. Logo que cheguei fui morar em um hotel no Brás, depois aluguei um quarto para dividir com um refugiado também. Agora vivo com a minha esposa que conheci em uma associação de integração para refugiados aqui em São Paulo. Ela é marroquina e nos casamos aqui faz dez meses.” Conta Nawras Alhaiabi, 33 anos, Síria, que desfilou para Ronaldo Fraga

Em suas pesquisas Ronaldo identificou que a única coisa que os refugiados trazem consigo, são suas roupas, e neste caso segundo ele:

“Neste lugar, a roupa é país, é pertencimento, é reforço de identidade” em trecho de entrevista à Folha de São Paulo.

Lendo isso, vocês já imaginam a emoção presente no desfile, e falando dela, que sonho!! peças vibrantes, vivas, coloridas, bordadas, trabalhadas, era impossível piscar durante o desfile. Além disso, no desfile foram utilizadas sandálias da marca Amazonas, que produz produtos conscientes, ecologicamente corretos, bio-degradáveis e cheios de personalidade.

Vejam a galeria:

 

Muita emoção! Lindo!! Me apaixonei pelo tema, pelas cores e por todo o conceito! Muito lindo quando a moda, deixa de ser apenas uma roupa ou uma tendência e começa a fazer parte de nossas histórias de vida.

Um beijoooo, Pri

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s